sábado, 24 de outubro de 2009

Saúde Alepe alerta sobre doenças osteomusculares


Com a parceria do Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Sisalepe), o Programa Saúde Alepe realizou a Palestra Doenças Osteomusculares, ministrada pela médica do Trabalho, Tirze Krolls.

NA apresentação, Tirze esclareceu as características das Doenças Osteomusculates Relacionadas ao Trabalho (Dort).

A especialista explicou que as lesões que constituem a enfermidade estão relacionadas aos sintomas inflamatórios nos tendões, músculos, nervos, ligamentos e em outras estruturas responsáveis pelos movimentos dos membros superiores e inferiores, costas, e as regiões do pescoço e ombros. “Os movimentos repetitivos por longas horas deixam as pessoas vulneráveis. Mas, é importante ressaltar que qualquer doença inflamatória, quando diagnosticada no início, tem cura. Elas têm início muito sutil e cada pessoa deve estar atenta ao seu corpo para perceber os sinais naturais do esforço. A melhor forma de prevenir é reeducar os hábitos, principalmente optando pela postura correta ao realizar qualquer atividade”, esclareceu.

Para o presidente do Sisalepe, Josias Ramos, “ações como essa mostram a defesa dos interesses dos servidores e funcionários da Casa, dando a oportunidade para que cada um adote estratégias de prevenção contra essa doença.” A 7ª edição do Saúde Alepe, que aconteceu entre os dias 19 e 23 deste mês, é realizada por meio da Superintendência de Recursos Humanos e da Assistência de Saúde de Medicina Ocupacional, e neste ano contou com a parceria do SISALEPE.
*Foto: Moisés Barbosa/ALEPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário