domingo, 27 de maio de 2012

Salário digno não é crime (Sindalesc)


A partir da Audiência com o presidente do Poder Legislativo, deputado Gelson Merisio, o Sindicato foi informado que a aplicação da Lei de Acesso à Informação, no que se refere à divulgação na Internet do nome e salário dos servidores, será feita a partir de critérios que não prejudiquem o conjunto da categoria.

Diferente da ideia que se tenta passar à sociedade de que os salários nos órgãos públicos são exorbitantes, mesmo sabendo que essas informações não são verdadeiras para todo o conjunto de trabalhadores no serviço público, o Sindicato considera que a existência de tais irregularidades são exceções nos altos escalões da administração pública e que merecem ser apuradas e corrigidas.

Infelizmente o assunto sobre disponibilizar os salários dos servidores está roubando a cena dos pontos positivos da Lei, ou seja, a possibilidade que o cidadão terá em acessar todas as informações públicas, o que melhora a fiscalização social aos gastos públicos feitos pelos gestores políticos e consolida a democracia.

O Sindalesc destaca que os vencimentos na Alesc são resultados de lutas e de negociações sindicais e, principalmente, do trabalho desenvolvido por seus servidores ao longo de suas carreiras. A maioria dos servidores do Poder Legislativo já conta com tempo de serviço, em vias de aposentadoria. Nesse contexto, o Sindalesc,  sendo entidade que repudia o corporativismo de classes entende que os servidores que compõem a administração pública devem ser valorizados da mesma forma.

A desqualificação dos servidores públicos, de modo geral, tem como objetivo a precarização do trabalho e atende aos interesses da influência direta da terceirização e privatização do Estado. Lutar por um bom salário não é crime, agora, ilícito é garantir para poucos o direito do lucro a partir do trabalho alheio.

O Sindalesc continuará reivindicando melhores condições de trabalho e por maior acesso de servidores no Poder Legislativo, através de concurso público, para que cada vez mais os trabalhadores tenham direitos e a dignidade garantida.

A Diretoria.


*Fonte: Sindalesc: www.sindalesc.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário