quinta-feira, 31 de maio de 2012

Fenale abre a XVI Conferência da Unale em Natal

Começou na manhã desta terça-feira, 29, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, em Natal, o XXVIII Encontro Nacional da Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal (Fenale), evento que abriu a XVI Conferência Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais, realizado pela União Nacional dos Legislativos (Unale). A abertura oficial contou com a presença, além do presidente da Fenale, Gaspar Bissollotti Neto; do presidente da ALRN, Ricardo Motta(PMN); do presidente e do primeiro secretário da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), deputado José Luis Tchê (PDT/AC) e do deputado Joares Ponticelli (PP/SC), presidente da Escola do Legislativo.

Perante 67 participantes que representaram 26 entidades entre associações e sindicatos de 19 estados da federação, o deputado Tchê enfatizou a necessidade de parceria com os servidores que atuam no Poder Legislativo. “Nós precisamos trazer o servidor conosco, pois ele é o sustentáculo do Poder Legislativo. Precisamos também, nos unir e fazer um grande debate para fortalecer o Parlamento. Neste sentido, estamos prevendo a participação de 1500 pessoas aqui no Congresso da Unale”.

O deputado Ponticelli, futuro presidente da Unale, destacou que pretende implantar implantar um Conselho Gestor na sua gestão. Em seguida disse que lamenta que forças estranhas na imprensa façam questionamentos injustos ao Poder Legislativo e aos servidores, pois não o fazem na mesma proporção aos outros poderes, e finalizou: “não é verdade que o Legislativo é a mãe da corrupção”.

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, Ricardo Motta, agradeceu a realização do encontro da Fenale na Casa e endossou as palavras do deputado Ponticelli quanto à necessidade de valorização dos servidores. “Teremos uma grande convenção e sabemos da importância deste encontro para o parlamentarismo. É um orgulho para no povo potiguar receber um evento desta grandeza”, afirmou.
O presidente da Fenale, Gaspar Bissolotti, disse estar preocupado com a crise econômica mundial, quando os servidores públicos têm corte na contratação, nos salários e nos benefícios. “Não somos a causa dos problemas, mas sim os gastos supérfluos e os desmandos dos gestores públicos”. Ainda na mesma linha, Bissolotti leu um documento enviado à Unale datado de 1997, onde são identificados vários pontos que hoje continuam a merecer atenção dos gestores públicos e que continuam na lista das prioridades para melhorar a imagem do Parlamento.

Após a cerimônia de abertura ocorreu o momento “pinga fogo”, quando os representantes das entidades falam aos seus pares sobre as conquistas e derrotas das entidades. Pelo Sindalesc falaram Rubenvaldo da Silva (presidente) e Isabel Cristina Schaefer (vice-presidente). Rubenvaldo falou sobre o discurso dos deputados na abertura. “Parceria sim, mas com a valorização do servidor efetivo. O discurso é bonito, mas é preciso mostrar isso efetivamente, pois nós temos um grande problema que é a terceirização na Alesc, por isso, estamos em constante movimento a favor do concurso público”. Isabel, por sua vez, fez um balanço das ações do Sindalesc neste primeiro semestre.

No período da tarde a Fenale se reuniu no Centro de Convenções de Natal com uma palestra do coordenador do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação do Ensino Superior do Rio Grande do Norte (Sintest/RN), Sandro Pimentel, graduado em Gestão Pública e pós-graduado em Qualidade de Vida e Saúde no Trabalho, que abordou o tema “Perspectivas no funcionalismo para o presente ano legislativo”.

Encerrando os trabalhos do dia, aconteceu a reunião da Diretoria e do Conselho Fiscal da Fenale. 

*Fonte: Sindalesc: www.sindalesc.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário