sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Servidores dos Legislativos Estaduais do Nordeste reúnem-se em São Luís

A cidade de São Luís reuniu, na terça-feira (23), entidades representativas do Poder Legislativo Nordestino no I Encontro Regional Nordeste da Federação dos servidores de Assembleias Legislativas do Brasil (Fenale), no auditório do Poder Legislativo do Maranhão.Pioneiro na história da Federação, o encontro da Fenale reuniu sindicatos e associações de servidores das Assembleias Legislativas de Alagoas, Pernambuco, Paraíba e do Maranhão.

Alguns Estados, como a Bahia, embora tenha entidades filiadas à Fenale, não participaram do evento. Os representantes dos servidores dos Legislativos nordestinos receberam a saudação da presidente do Sindicato dos Servidores da Assembleia do Maranhão (Sindsalem), Joana de Jesus Araújo, que agradeceu a participação de todos e lamentou a ausência das entidades do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Bahia e Sergipe. “Fizemos o convite a todos, que confirmaram presença, mas, infelizmente, nem todos vieram”, lembrou o presidente da Fenale, Gaspar Bissolati.

Sisalepe tem atuação de destaque

Presente ao encontro como único representante de Pernambuco, o Sisalepe teve participação destacada entre Estados do Nordeste. O diretor do nosso sindicato Marconi Glauco fez uma exposição geral sobre a história, o quadro atual e as perspectivas futuras do Sisalepe. Na explanação, ele falou sobre a origem do movimento sindical na Alepe, com a criação de uma associação de servidores, que foi transformada em sindicato após o advento da Constituição Federal de 1988.

Marconi Glauco lembrou os momentos difíceis vividos pelos servidores da Casa Joaquim Nabuco, principalmente, até o ano de 2009, quando a atual diretoria assumiu o Sisalepe. “Infelizmente, nosso sindicato estava paralisado e nossa categoria sem perspectivas, sem falar nos problemas estruturais, financeiros e éticos que todos tiveram conhecimento quando assumimos”, destacou.

Porém, o destaque da explanação feita pelo nosso diretor foi a recuperação financeira, estrutural e, principalmente, política e moral do Sisalepe. Encontrando um sindicato falido, a atual gestão – Construindo um novo tempo – conseguiu, em apenas um ano e três meses, sanear financeiramente a entidade e recuperar a imagem do Sisalepe dentro e fora da Alepe. “Hoje, somos respeitados pelos servidores, pela Mesa Diretora e demais parlamentares da Casa e pela Federação Nacional dos Legislativos Estaduais. E isso não foi de graça: é fruto de muito trabalho, da concretização dos compromissos assumidos com a categoria e das conquistas já alcançadas – principalmente os avanços no Plano de Cargos e Carreiras -, sempre por meio de um processo democrático, participativo e transparente”, ressaltou Marconi Glauco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário