sexta-feira, 19 de novembro de 2010

ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES SINDICAIS DA ASSEMBLEIA DE PERNAMBUCO

A representação sindical no local de trabalho é uma forma de organização conquistada por alguns sindicatos em negociações dos Acordos Coletivos e colabora com o fortalecimento da atuação sindical. O centro de atuação dos sindicatos deve estar voltado para o local de trabalho, espaço propício ao surgimento de direitos, conquistas, contradições e conflitos de diversas origens. A Organização no Local de Trabalho (OLT) busca lutar pela democratização das relações de trabalho, garantindo os princípios constitucionais da administração pública e os direitos dos servidores.
Participar dos destinos do sindicato e da sociedade contribui para a construção de uma cultura democrática que amplia direitos e promove mudanças nos valores sociais O Sisalepe ressalta a necessidade da participação, da mobilização e do engajamento coletivo na construção de um novo tempo na atual gestão do sindicato.

O que é representação sindical de base?

O representante sindical é a pessoa (servidor ou servidora) que será o elo entre o sindicato da categoria e a base. O processo acontece com a eleição dos representantes sindicais em proporção ao número de trabalhadores, com mandato semelhante ao da diretoria do sindicato. A ação do dirigente sindical, que é eleito democraticamente por meio do voto, deve estar articulada com o sindicato.

Atribuições do representante sindical

A função básica do representante sindical consiste em representar, com compromisso, os interesses da maioria. Exercer o poder de liderança para garantir a hegemonia dos interesses de classe sobre os interesses individuais.
Lutar pela melhoria das condições de trabalho a fim de prevenir a insatisfação, a perda da saúde física e mental. Também é função do representante sindical promover as iniciativas do sindicato, fiscalizando o cumprimento de leis, convenções e acordos. Participar das atividades sindicais, como comissões, assembleias etc. Encaminhar as decisões da assembléia e manter a direção atualizada sobre a situação da categoria no departamento que representa.

Orientações para o processo eleitoral

Decidiremos sobre as atribuições, a composição, a duração do mandato, o período de eleição e a data da posse. Proposta da direção: o período das eleições será nas primeiras semanas de fevereiro e a data da posse na última semana do mesmo mês. As atribuições sejam as citadas no texto acima. A composição será de acordo com o número de servidor em cada gerência, departamento e superintendência: a cada dez servidores um representante com mandato provisoriamente de um ano e seis meses. Só poderá ser votado e votar o servidor sindicalizado. O processo eleitoral será de responsabilidade de uma comissão de diretores: Foster, Leonardo e Lisboa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário