segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Servidores da Alepe conhecem centrais sindicais

O Sisalepe se prepara para firmar vínculo com uma central sindical. Com o objetivo de esclarecer os servidores da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a entidade realizou um debate com a participação de Glaucus Lima, da Central Única dos Trabalhadores (CUT); Ricardo Marques, da Força Sindical e Valéria Silva, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). As três centrais estão entre as seis maiores do Brasil.


Os representantes das centrais falaram sobre o surgimento e a história de cada uma, na última sexta-feira (26). Glaucus Lima informou que "a CUT nasceu questionando o modelo sindical existente em 1983, ano da sua criação".


De acordo com Ricardo Marques, "a Força Sindical surgiu em 1990 com a usência dos sindicatos das empresas privadas, para lutar por essa categoria". Já a CTB, a mais jovem, foi fundada em 2007, durante seu primeiro congresso nacional. "Central é aglutinação de entidades. Somos classistas, de luta e trabalhamos para a construção de uma sociedade melhor", assegurou Valéria Silva.


Imposto sindical, reforma tributária, concurso público, unicidade e organização sindical, Convenção nº 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) foram outros temas abordados na conversa com os servidores do Legislativo pernambucano.


No próximo dia 8 de setembro (quinta-feira), o Sisalepe realizará uma assembleia-geral, às 14h. O presidente do sindicato, Josias Ramos, informou que os servidores votarão a filiação a uma central sindical. "Além disso, encaminharemos as novidades sobre a Pauta de Reivindicações 2011, que já foi entregue ao presidente Guilherme Uchoa (PDT) e ao primeiro-secretário João Fernando Coutinho (PSB) na semana passada", anunciou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário