sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Definido processo eleitoral dos representantes sindicais de base


Os servidores da Assembleia de Pernambuco devem começar a se mobilizar para a escolha dos representantes sindicais de base. A assembleia da categoria, realizada na tarde de ontem, após algumas alterações, definiu o cronograma do processo eleitoral. A partir da próxima segunda-feira (21 de fevereiro) até o dia 12 de março, as inscrições estão abertas. De 14 a 18 de março será a votação. A cerimônia de posse acontece na assembleia geral para prestação de contas do Sisalepe, marcada para abril, por enquanto sem data definida.

O Sisalepe considera a representação sindical de base de extrema importância para o fortalecimento do sindicato e da categoria. O número de representantes será definido de acordo com a quantidade de servidores em cada gerência, departamento, superintendência e assistência da Casa Joaquim Nabuco. A cada dez, um representante. O mandato provisório será de um ano e seis meses, por causa da proximidade do fim da atual gestão. É importante lembrar que apenas os servidores sindicalizados poderão votar e ser votados. Os diretores Alberon Lisboa, Dennis Foster e Leonardo de Lima são os responsáveis pelo processo eleitoral.

Após eleitos, os representantes sindicais, a diretoria do Sisalepe e os integrantes das comissões técnicas da entidade participarão de um encontro para avaliar o Planejamento Estratégico da gestão.


Outros assuntos

O encontro dos servidores da Alepe também discutiu a conquista do auxílio-saúde, reivindicado desde 2009. O benefício será concedido aos funcionários do quadro permanente (ativos e aposentados) e aos comissionados da Casa. Para o presidente do Sisalepe, Josias Ramos, “a grande conquista foi a extensão do auxílio aos aposentados”. “É justo que os ganhos sejam de todos os servidores”, afirmou.

A diretoria ainda informou que, a partir de março, conforme acordado em 2010, a contribuição sindical começa a ser debitada. Também conhecida como imposto sindical, a taxação está prevista na Constituição Federal de 1988. O desconto corresponde a um dia de trabalho e é repassado, anualmente, à Caixa, responsável por repartir a arrecadação entre as entidades sindicais. Na próxima assembleia, o sindicato discutirá a aplicação dos recursos, que possuem destino definido por lei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário