terça-feira, 14 de agosto de 2012

Resposta da direção do Sisalepe ao companheiro Alberon Lisboa, ex-secretário na gestão 2009/2012.



A direção do Sisalepe torna público que as críticas à gestão serão bem vindas e encaradas como parte do processo democrático, no qual as diferentes e diversas posições e opiniões se afirmam na busca da construção da unidade de ação na luta. Quando as críticas não corresponderem à verdade dos fatos e forem equivocadas, não podemos incorporá-las como forma de melhorar nossa ação e precisam ser refutadas, diante disto, esclarecemos:

O Planejamento Estratégico realizado no último 03 de agosto teve o mesmo público do planejamento da gestão anterior: a diretoria;  o conselho fiscal; os representantes sindicais de base. Estes últimos receberam o mesmo convite da diretoria para participar, porém, não compareceram em sua maioria e atribuímos ao fato do mandato deles já ter se encerrado.

Esclarecemos, em primeiro lugar, que o Planejamento Estratégico nunca foi feito com a participação de toda a categoria. Até porque, se assim fosse realizado, ele deixaria de ser estratégico e da gestão. Quando uma categoria elege uma diretoria com quase 80% dos votos, é responsabilidade e prerrogativa da direção se reunir para traçar seu plano de trabalho para corresponder aos votos e ao apoio que recebeu nas urnas. "Planeja quem executa", este é o princípio da participação coletiva. A categoria elegeu uma direção para executar as deliberações decididas nas urnas e nas assembleias. Este direito não pode ser subtraído da nova diretoria eleita.

Segundo, a atual diretoria tem que respeitar a vontade soberana da categoria, que negou aos membros da chapa de oposição a prerrogativa de participar da gestão sindical, o que inclui participar das decisões que cabem à direção, como, por exemplo, o plano de trabalho anual. Quem perdeu as eleições não pode reivindicar participar da gestão sindical. Isto foi decido nas urnas.

Por último, nosso princípio democrático continuará a ser implementado na prática. As assembleias do sindicato sempre serão convocadas para deliberar sobre os rumos da luta e o destino da categoria. Prática esta, inaugurada por nós e cujo avanço será maior com a realização do I Congresso Estadual do Sisalepe, que iremos fazer acontecer em breve.
Avante companheiros e companheiras, que unidos seremos mais fortes!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário