segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Servidores da Alepe conhecem centrais sindicais

O Sisalepe se prepara para firmar vínculo com uma central sindical. Com o objetivo de esclarecer os servidores da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), a entidade realizou um debate com a participação de Glaucus Lima, da Central Única dos Trabalhadores (CUT); Ricardo Marques, da Força Sindical e Valéria Silva, da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB). As três centrais estão entre as seis maiores do Brasil.


Os representantes das centrais falaram sobre o surgimento e a história de cada uma, na última sexta-feira (26). Glaucus Lima informou que "a CUT nasceu questionando o modelo sindical existente em 1983, ano da sua criação".


De acordo com Ricardo Marques, "a Força Sindical surgiu em 1990 com a usência dos sindicatos das empresas privadas, para lutar por essa categoria". Já a CTB, a mais jovem, foi fundada em 2007, durante seu primeiro congresso nacional. "Central é aglutinação de entidades. Somos classistas, de luta e trabalhamos para a construção de uma sociedade melhor", assegurou Valéria Silva.


Imposto sindical, reforma tributária, concurso público, unicidade e organização sindical, Convenção nº 151 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) foram outros temas abordados na conversa com os servidores do Legislativo pernambucano.


No próximo dia 8 de setembro (quinta-feira), o Sisalepe realizará uma assembleia-geral, às 14h. O presidente do sindicato, Josias Ramos, informou que os servidores votarão a filiação a uma central sindical. "Além disso, encaminharemos as novidades sobre a Pauta de Reivindicações 2011, que já foi entregue ao presidente Guilherme Uchoa (PDT) e ao primeiro-secretário João Fernando Coutinho (PSB) na semana passada", anunciou.

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

CUT luta para destravar pauta dos trabalhadores no congresso

O presidente da CUT, Artur Henrique, classificou de positivo o Dia de Pressão feito quarta-feira da semana passada em Brasília, para o Congresso colocar na pauta os projetos de interesse dos trabalhadores.


Durante todo o dia, cerca de 500 sindicalistas fizeram um corpo-a-corpo com deputados federais e senadores sobre a necessidade do Senado e da Câmara Federal aprovarem a redução da jornada para 40 horas semanais, o fim do imposto sindical e o fim do fator previdenciário e outros assuntos.


Fonte: http://www.mundosindical.com.br/sindicalismo/noticias/noticia.asp?id=6909

Pesquisa da Câmara revela preferências sobre a reforma política

Realizada entre os usuários do serviço 0800 da Câmara Federal, pesquisa demonstra que a maioria das pessoas que acompanha os debates da reforma política é contra a lista fechada preordenada e o financiamento público exclusivo de campanhas. Os entrevistasdos, no entanto, apoiam o fim das coligações nas eleições proporcionais.

Acompanhe os detalhes:

http://correiodobrasil.com.br/pesquisa-com-0800-da-camara-revela-preferencias-na-reforma-politica/283842/


segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Votação da extinção do fator previdenciário ficou para setembro

O futuro dos trabalhadores brasileiros que dependem da previdência pública poderá ser definido em breve. O Governo Federal marcou para setembro a data limite dos debates com as centrais sindicais para decidir a substituição do chamado fator previdenciário. Criado em 1999, o mecanismo reduz o valor do benefício em até 40% para quem já possui condições para pedir a aposentadoria, mas é considerado jovem demais para deixar de trabalhar.



A principal vantagem para o Governo é a redução de gastos da previdência. Até o ano passado, o fator previdenciário representou uma economia de R$ 31 bilhões para os cofres federais. A previsão para 2011 é de R$ 9 bilhões.


Chega, chega de esperar!

Cansados de esperar uma resposta positiva da União, os servidores públicos federais decretaram esta segunda-feira (15) como um dia de paralisação nacional. A Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) organizou o movimento a fim de pressionar o Governo Federal que, na semana, descartou conceder aumento salarial para se proteger de uma possível crise econômica provocada pela instabilidade dos Estados Unidos.


Os servidores, no entanto, reivindicam a extensão dos benefícios da tabela salarial criada pela Lei nº 12.277/10, que concedeu, no ano passado, reajustes de até 78% a cinco cargos de nível superior. Hoje, portanto, é o dia do "chega", chega de esperar, para os servidores federais.


Também está marcada a plenária nacional da categoria, próxima segunda-feira (22), para avaliar o andamento da negociação com o Governo e a necessidade de fortalecer o movimento. A categoria avalia possibilidade de decretar greve nacional.

sábado, 13 de agosto de 2011

Audiência discutirá reajuste de servidores e novos concursos

Com a intenção de pressionar o Governo Federal, a Comissão de Legislação Participativa da Câmara realizará audiência pública para discutir perspectivas de acordo sobre reajuste salarial dos servidores públicos federais e a abertura de novos concursos. A audiência foi sugerida pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal e ocorrerá no próximo dia 24, para quando está prevista uma marcha do funcionalismo a Brasília.


A meta também é fazer o Governo a reservar recursos para essas duas demandas trabalhistas no Orçamento da União de 2012, que será votado pelo Congresso Nacional até o fim de 2011. Diante da atual crise econômica internacional, a União já sinalizou que não dará aumento salarial para o funcionalismo.


Leia mais detalhes, inclusive sobre o impacto nas despesas do Governo, no endereço abaixo:


Aprovados em concurso têm contratação garantida

Cerca de 80 mil aprovados em concursos públicos, por todo o País, aguardam nomeação e se beneficiarão da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). O Tribunal determinou que todos os governos (federal, estaduais e municipais) são obrigados a chamar quem passa nas seleções dentro do número de vagas previsto em edital.

A Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos (Anpac) constatou, somente na esfera federal, a espera de 40 mil candidatos pelas convocações. Essas contratações vão custar caro para os cofres públicos, embora ajude a diminuir o deficit de trabalhadores no funcionalismo.


Leia mais: http://www.diariodepernambuco.com.br/nota.asp?materia=20110813103953

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Servidores querem parar Esplanada dos Ministérios

Após o ministro da Fazenda, Guido Mantega, descartar aumentos salariais para os servidores públicos, na última terça-feira (9), os trabalhadores prometem tomar a Esplanada dos Ministérios. Mantega alegou a causa da inviabilidade dos reajustes: o fato de que o País precisa se preparar para possíveis reflexos da crise econômica vivida nos Estados Unidos e na Europa. Funcionários dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário querem pressionar o governo a conceder reajustes salariais e a reestruturar as carreiras, entre outras melhorias.

Veja todos os detalhes no Blog do Servidor:

http://www.dzai.com.br/servidor/blog/servidor?tv_pos_id=88130


CUT pede ajuda a senador para destravar pauta dos trabalhadores

A Central Única dos Trabalhadores (CUT) recorreu ao senador pernambucano, Armando Monteiro (PTB), a fim de agilizar a pauta dos trabalhadores no Congresso. O presidente da entidade, Artur Henrique, explicou que "é muito importante a contribuição do Parlamento para que a pauta da classe trabalhadora possa avançar em pontos fundamentais, como o fim do Imposto Sindical, a redução da jornada de trabalho para 40 horas e o fim do fator previdenciário".

Acompanhe no Blog de Jamildo:

http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/pagina.php?pag=3

Secretário explica atraso na nomeação dos aprovados em concurso

O secretário de Administração do Estado, Ricardo Dantas, em entrevista ao Bom Dia Pernambuco, justifica o atraso na nomeação dos aprovados nos certames realizados pelo Governo. O gestor também antecipou os prazos de nomeação de alguns concursos.



Acompanhe matéria do Portal PE360graus :


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Punição por assédio moral

Justiça condena o prefeito do município do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral (PTB), a pagar indenização a servidor. O juiz da Vara da Fazenda Pública do Cabo reconheceu a legalidade da ação ajuizada por Jairo Barbosa de Lima, contra o município. A Jusitça concluiu que o servidor efetivo, lotado no Cemitério Público, foi desviado de suas funções. A sentença cita declaração do prefeito na mídia local, afirmando que o servidor deveria "trabalhar junto dos mortos para parar de falar besteira". Confirmado o assédio moral, a sentença determinou ganho de causa ao autor da ação, condenando o réu a pagar indenização.

A sentença do juiz Rafael de Menezes concliu que: "Por assédio moral, entende-se a tortura psicológica destinada a golpear a auto-estima do trabalhador, sobrecarregando-lhe de tarefas inúteis, ou deixando-o ocioso, humilhando-o, expondo-o ao ridículo, atingindo a dignidade da pessoa humana e minando sua saúde mental".


Fonte: Blog de Jamildo

http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/noticias/2011/08/10/justica_manda_lula_cabral_indenizar_servidor_lotado_no_cemiterio_para_parar_de_falar_besteira_que_horror_109362.php

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Blog do Servidor de cara nova

Um espaço para as notícias sobre os servidores públicos federais, o Blog de Servidor, do Correio Braziliense, muda de visual.

Conheça:

http://www.dzai.com.br/servidor/blog/servidor

Livro apresenta radiografia do sindicalismo durante a ditadura

Acaba de chegar às livrarias um texto excepcional para a compreensão de boa parte do que foram os anos de chumbo do regime militar. Chama-se “Jornal Movimento – Uma reportagem”, de autoria do jornalista Carlos Ataujo, editado pela Manifesto.

Através da crônica daquele bravo semanário que resistiu de 1975 a 1982, é oferecida ao leitor uma radiografia do sindicalismo da época, precisamente quando os donos do poder iam e voltavam em suas promessas liberalizantes e em seus atos truculentos.


Fonte: http://www.jusbrasil.com.br/politica/7455196/quem-te-viu-e-quem-te-ve


"Deficit da previdência é uma falácia", diz especialista

Principal argumento do Governo Federal para reformar o sistema de aposentadoria dos brasileiros, é considerado uma falácia pelo advogado Wladimir Novaes Martinez. Quanto ao deficit das contas da previdência, Martinez é um dos melhores especialistas do País no assunto e autor de vários livros sobre o tema.

O estudioso é o primeiro entrevistado de uma série especial sobre previdência, que será publicada pela Associação Nacional dos Servidores da Justiça (Anajustra), nos próximos dias.


Leia a entrevista publicada hoje:

http://www.anajustra.org.br/noticias/noticia.asp?id=5713&cat=8

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Servidores da Câmara de Curitiba se organizam

Na tarde de ontem (4), reunião dos servidores da Câmara Municipal de Curitiba e integrantes da Confederação dos Servidores dos Poder Legislativo e Tribunais de Contas do Brasil (Confelegis) discutiu a organização dos funcionários em um sindicato. Também foram esclarecidas todas as dúvidas quanto à criação do Sindicato dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (SINDCMC), que estará vigorando em breve.

Acompanhe: http://www.jusbrasil.com.br/politica/7433753/servidores-se-organizam-para-criacao-de-sindicato

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Anfip debate Previdência Social com grupo de trabalho

A Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (Anfip) participou esta semana, no Ministério da Previdência Social, de mais uma reunião do grupo de trabalho criado para discutir demandas apresentadas por entidades e centrais sindicais em defesa dos aposentados do Regime Geral de Previdência Social.

Veja a pauta em debate:


- Abertura e transparência das contas da Seguridade Social, receitas e despesas, garantindo o financiamento LOAS e da Previdência Rural;

- Estabelecer uma política de recuperação do poder de compra dos benefícios dos aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo;

- Criar um índice nacional de preços para a terceira idade, aferindo a inflação para famílias compostas por idosos e famílias com pelo menos dois idosos;

- Manter a vinculação do piso dos benefícios da Previdência Social ao salário mínimo;

- Investir na gestão do sistema, com vistas ao combate das fraudes, desvios e sonegação, cobrança e execução dos devedores e agilidade para a concessão de benefícios;

- Garantir que as isenções previdenciárias sejam cobertas pelo orçamento fiscal da União e não pela Seguridade Social;

- Pagamento das revisões do teto de 1998 e 2003 já julgadas a favor dos aposentados pelo STF;

- Pagamento das diferenças do reajuste dos aposentados em 2011, apontadas recentemente em estudo do Dieese (diferença de 0,06%) e que não foram aplicadas pelo governo;

- Criar campanha de desmistificação do déficit da Previdência junto à imprensa e à sociedade em geral;

- Antecipação do 13º salário para este ano e publicação de decreto para os próximos anos, estabelecendo o pagamento para julho de 2012 e junho de 2013;

- Garantir um sistema de Previdência Social pública universal e a criação da Previdência Pública Complementar;

- Implantar o Conselho de Seguridade Social, conforme deliberação tomada no Fórum Nacional de Previdência Social;

- Efetivar a realização dos trabalhos da Comissão de Valorização do Idoso;

- Discussão de medidas a serem tomadas para resgatar créditos previdenciários no curto, médio e longo prazo.


*Todas as reuniões do grupo contam com a presença da Anfip, que oferece informações e coloca em debate a importância do fortalecimento da Previdência Social. O próximo encontro do Grupo de Trabalho está marcado pra o próximo dia 24 de agosto.



Fonte: http://www.anfip.org.br/#

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Legislativo de Pernambuco anuncia prioridades do semestre

O privilégio de contribuir com o fortalecimento econômico vivenciado em Pernambuco norteou o pronunciamento do presidente da Casa Joaquim Nabuco, deputado Guilherme Uchoa (PDT), durante a retomada das atividades do Poder Legislativo. Ao longo do discurso proferido, ontem à tarde, o parlamentar enalteceu “o importante papel desempenhado pela Assembleia Legislativa na elaboração de propostas e análise de políticas públicas indispensáveis ao desenvolvimento do Estado”.

A atuação dos integrantes da Alepe, no primeiro semestre, voltou a ser elogiada pelo chefe do Parlamento, bem como o trabalho das Comissões Permanentes e Especiais. Os colegiados temporários acompanharam assuntos como a Transposição do Rio São Francisco; a implantação da Ferrovia Transnordestina; a retomada da Usina Catende; a Reforma Política; o Serviço Móvel e implantação do Projeto Nacional de Banda Larga, e o Plano Estratégico de Mobilidade Urbana.

O valor das Frentes Parlamentares do Comércio Varejista de Pernambuco; da Micro e Pequena Empresa; de Interiorização do Desenvolvimento do Estado; dos Direitos da Família; de Comunicação; da Cidadania LGBT, e de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente instalados, no início do ano, não foi esquecido. “Aprovamos diversas matérias e debatemos soluções para os problemas do Estado. Tenho certeza de que não será diferente neste semestre que inicia”, enfatizou.

Na pauta de análise, destaque para os Projetos de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO); de Lei Orçamentária Anual (LOA), e do Plano Plurianual (PPA). A primeira das proposições foi recebida, ontem, pela Casa e contém as metas para a aplicação do Orçamento Estadual de 2012. A LDO deve ser avaliada pelos parlamentares e encaminhada à sanção do governador Eduardo Campos até o dia 31 deste mês. As outras duas proposições chegarão à Assembleia no dia 5 de outubro.

Saudações – Durante a reunião plenária, os deputados Mary Gouveia (PHS), Izaías Régis (PTB), Antônio Moraes (PSDB), Aluísio Lessa (PSB), Waldemar Borges (PSB) e Sílvio Costa Filho (PTB) desejaram um segundo semestre “produtivo” aos integrantes do Parlamento Estadual.


Fonte: http://www.alepe.pe.gov.br/ - Notícias do Diário Oficial do Poder Legislativo de Pernambuco.

Assembleia do Paraná enumera aposentadorias irregulares

Relatório aponta irregularidades em 90% dos benefícios. O estudo de revisão analisou 302 aposentadorias concedidas pela Assembleia Legislativa do Paraná, nos últimos anos, aos servidores efetivos. O levantamento será encaminhado ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR).

Acompanhe a notícia completa no link abaixo:


http://jornale.com.br/portal/politica/37-01-politica/17309-assembleia-entrega-relatorio-com-apossentadorias-irregulares.html