segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Um espaço dedicado ao servidor público

Onde encontrar informações detalhadas sobre a estrutura do funcionalismo público nacional? O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão mantém o Sítio do Servidor Público. É possível acompanhar informações sobre legislação, concursos, publicações e notícias, além de um histórico da administração pública brasileira, no endereço eletrônico: http://www.servidor.gov.br/

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Comissão revisa PCCS dos servidores da Alepe


A Campanha Salarial 2011 dos servidores da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) conta com o trabalho especial de um grupo de funcionários. Em reunião todas às quintas-feiras, na sede do Sisalepe, uma comissão reavalia e estuda a construção de propostas para melhorar o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) da categoria.
De acordo com Marcondes Ferreira, a comissão ainda não definiu uma proposta, mas debate várias opções. "Estudamos a necessidade de enxugar a quantidade de cargos e de reorganização da tabela de vencimentos. Defendemos a criação de cargos exclusivos do Legislativo", explicou. Marcondes adiantou a ideia de apresentar duas ou três propostas para aprovação dos servidores, que escolherão a que melhor representa suas reivindicações.
O grupo de reavaliação do PCCS é formado por seis servidores, dois de cada categoria (nível superior, médio e fundamental), escolhidos democraticamente em assembleia do Sisalepe, no ano passado.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Servidora aposentada faz declaração emocionante ao Sisalepe



A assembleia chegou ao fim, na tarde de ontem, com um depoimento que emocionou os servidores. A aposentada Ana Maria Gusmão expressou a satisfação com a gestão do Sisalepe. “Vi este sindicato nascer e, pela primeira vez, o vejo representar, de fato, a nossa categoria. Nossos desejos são atingidos e deixamos de ser apenas nomes para ser pessoas valorizadas. Amo esta Casa e estou feliz com as conquistas”, disse. A funcionária aposentada se desligou do Legislativo há cinco anos. Aos 75 anos, a advogada Ana Maria exerceu a função de assessora jurídica em diversos setores da Casa, comissões e gabinetes.


Foto: Ana Gusmão, à esquerda, participa da reunião.

Definido processo eleitoral dos representantes sindicais de base


Os servidores da Assembleia de Pernambuco devem começar a se mobilizar para a escolha dos representantes sindicais de base. A assembleia da categoria, realizada na tarde de ontem, após algumas alterações, definiu o cronograma do processo eleitoral. A partir da próxima segunda-feira (21 de fevereiro) até o dia 12 de março, as inscrições estão abertas. De 14 a 18 de março será a votação. A cerimônia de posse acontece na assembleia geral para prestação de contas do Sisalepe, marcada para abril, por enquanto sem data definida.

O Sisalepe considera a representação sindical de base de extrema importância para o fortalecimento do sindicato e da categoria. O número de representantes será definido de acordo com a quantidade de servidores em cada gerência, departamento, superintendência e assistência da Casa Joaquim Nabuco. A cada dez, um representante. O mandato provisório será de um ano e seis meses, por causa da proximidade do fim da atual gestão. É importante lembrar que apenas os servidores sindicalizados poderão votar e ser votados. Os diretores Alberon Lisboa, Dennis Foster e Leonardo de Lima são os responsáveis pelo processo eleitoral.

Após eleitos, os representantes sindicais, a diretoria do Sisalepe e os integrantes das comissões técnicas da entidade participarão de um encontro para avaliar o Planejamento Estratégico da gestão.


Outros assuntos

O encontro dos servidores da Alepe também discutiu a conquista do auxílio-saúde, reivindicado desde 2009. O benefício será concedido aos funcionários do quadro permanente (ativos e aposentados) e aos comissionados da Casa. Para o presidente do Sisalepe, Josias Ramos, “a grande conquista foi a extensão do auxílio aos aposentados”. “É justo que os ganhos sejam de todos os servidores”, afirmou.

A diretoria ainda informou que, a partir de março, conforme acordado em 2010, a contribuição sindical começa a ser debitada. Também conhecida como imposto sindical, a taxação está prevista na Constituição Federal de 1988. O desconto corresponde a um dia de trabalho e é repassado, anualmente, à Caixa, responsável por repartir a arrecadação entre as entidades sindicais. Na próxima assembleia, o sindicato discutirá a aplicação dos recursos, que possuem destino definido por lei.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Assembleia do Sisalepe acontece hoje

A partir das 14h desta quinta-feira (17), o Sisalepe realiza mais uma assembleia com os sevidores da Alepe. Na pauta, está o debate sobre o auxílio-saúde, a eleição dos representanes sindicais de base, entre outros assuntos. Os servidores devem se dirigir ao Auditório do Anexo I, no 6º andar.

terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Protesto alerta sobre perigos do PLP 549


Entidades representativas dos servidores públicos federais e do Tribunal de Contas protestam, amanhã, em Brasília, contra o Projeto de Lei Complementar (PLP) nº 549. A matéria tramita na Câmara Federal e determina o congelamento salarial por dez anos, estabelecendo, ainda, limites para gastos em obras públicas.

De acordo com a categoria, as determinações do projeto são perigosas, pois podem inviabilizar as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da Copa do Mundo 2014 e das Olimpíadas do Rio 2016. No entanto, o mais grave, é o risco de fragilizar a Lei de Responsabilidade Fiscal, considerada modelo da boa gestão pública brasileira.

Mais informações: http://www.fenal.org.br/

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Sisalepe realiza assembleia no dia 17

Na próxima quinta-feira (17), às 14h, o Sisalepe realiza mais uma assembleia com a categoria para debater a concessão do auxílio-saúde. O encontro também discutirá a eleição dos representantes sindicais de base,considerada pela Diretoria do Sisalepe fundamental para fortalecer o sindicato. O encontro acontece no Auditório do Anexo I, no 6º andar.

Servidores conquistam auxílio-saúde

A conquista do auxílio-saúde para todos os servidores da Assembleia de Pernambuco é uma vitória das reivindicações do Sisalepe. O presidente do sindicato, Josias Ramos, esclareceu que a entidade lutava por esta conquista desde 2009. “Consideramos o atendimento a este pleito um grande avanço, principalmente porque os aposentados também serão beneficiados. É mais uma etapa vencida. Agora, perseguiremos os demais pontos da pauta de reivindicações. Em março, na assembleia geral, discutiremos todos os itens da pauta com os servidores da Casa”, informou.

O Projeto de Lei nº 45/2011, publicado ontem, no Diário Oficial do Poder Legislativo, concede o benefício aos servidores do quadro permanente (ativos e aposentados), além dos comissionados da estrutura administrativa e dos gabinetes. Sobre o auxílio não poderá incidir qualquer desconto.

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Diretora Social se desliga do Sisalepe

O Sisalepe comunica aos servidores da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) o desligamento da servidora Cláudia Siqueira da Diretoria Executiva. O afastamento da funcionária da Alepe, que ocupava o cargo de diretora social do Sisalepe, foi oficializado no mês passado, a pedido dela. O sindicato contou com o trabalho de Cláudia até as últimas atividades de 2010, como a confraternização de fim de ano, a reforma da sede da entidade, a mesa redonda sobre assédio moral, além das últimas assembleias gerais da categoria. Em breve, outro integrante da Diretoria Executiva será nomeado ao cargo.